Conheça o FaceShield (escudo Facial)

Sabemos que precisamos nos proteger do COVID-19, e essa demanda é mais latente para os profissionais que estão na linha de frente, tratando dos infectados em situação mais grave, e justo nesse momento, pela alta demanda, os protetores faciais estão em falta nos hospitais. Por isso nos juntamos para fazer a produção desse item importantíssimo para proteção dos agentes de saúde.

O Escudo Facial

O faceshield é um escudo facial que profissionais da saúde necessitam utilizar para proteção. O escudo impede que a saliva de pacientes contaminados com o vírus entre em contato com as mucosa do profissional da saúde, evitando assim o contágio desses profissionais.

Porém surgiu a pergunta: Qual modelo produzir?

Assim que o vírus começou a se alastrar, também começou a aparecer vários modelos de proteção nas diversas comunidades makers, cada uma feitas por processos e materiais diferentes.

Grupo de Pesquisa

Muitas iniciativas de sucesso, individuais ou não, brotaram por todo o mundo. Centenas de opções surgiram em relação a escolha do protótipo à imprimir. Por isso formamos um grupo de pesquisa para definir qual das centenas de modelos disponíveis iríamos produzir. Partiu inicialmente de membros do Santos Hacker Clube mas logo a notícia se espalhou e amigos de amigos ficaram sabendo se prontificando a ajudar.

Modelo

O primeiro desafio foi descobrir quais normas regiam esse tipo de equipamento. Após filtrar as opções pelas normas técnicas, começamos a avaliar o critério custo e facilidade na impressão para agilizar e dinamizar a produção deste equipamento pelos nossos impressores voluntários.

Testamos então três modelos finalistas:

Modelo 1

Espanha
Ver mais

Modelo 2

Uberlandia
Ver mais

Modelo 3

Filipino
Ver mais

Acabamos por escolher o publicado por um Filipino no thingverse chamado Aegis 1b com testeira.

  • Ele é fácil de imprimir,
  • Gasta pouquíssimo material
  • Possui um sistema de fixação do acetato que dispensa qualquer furo ou intervenção.

E, principalmente, após a impressão das primeiras unidades esse modelo também teve validação por parte de profissionais de saúde que estão ajudando no projeto.

Bacana né? Agora a parte seguinte é focada aos makers que querem contribuir com o projeto.

Como produzir a face shield?

Comece por baixar este arquivo

Cada impressora 3d tem a sua particularidade e seus parâmetros, geralmente lapidados após dezenas de tentativas e erros. Não vamos entrar nesse campo ou nos perderemos. O melhor conselho é colocar o .stl no fatiador de sua preferência e tentar chegar em algo entre 45min e 1h20. Se o bico da sua impressora for de 0,4mm e der mais do que isso, algo errado não está certo 🙂

Se ainda se sentir perdido, siga os parâmetros abaixo:

  • Altura: 0,3mm
  • Perímetro: 3
  • Top: 3
  • Bottom: 3
  • Infill: 10%

Agora, antes de começar a começar a impressão, entre no grupo de WhatsApp preenchendo o formulário de voluntariado.

Como realizar a montagem final da face shield?

Nosso colega Mauro demonstra como realizar a montagem final.